sábado, 12 de março de 2011

Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde da Família e Comunidade (LAMSFAC-UnP)


Em 2010 um grupo de estudantes da área de saúde da Universidade Potiguar buscando um aprendizado na atenção primária com enfoque em atenção integral, montaram um olhar para o eixo de prevenção na família e comunidade. Sendo assim, foi criada a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde da Família e Comunidade (LAMSFAC-UnP), em que se tem buscado executar estratégias interdisciplinares de saúde contextualizadas com as dimensões sociais de um recorte comunitário na cidade de Parnamirim (RN), fazendo do espaço uma importante referência teórico-prática para aquisição de conhecimentos na área. Podendo além de desenvolver um importante enriquecimento acadêmico aos alunos participantes, fomentar pesquisas na área e intervir significativamente na qualidade de atenção à saúde de determinada localidade.
São desenvolvidas atividades científicas integradas à prática no campo da atenção primária à saúde (APS) e na inclusão da família, de forma que os conceitos da APS e saúde coletiva são aplicados junto com a comunidade. Em encontros semanais, são debatidos temas de abordagem, avaliação familiar e comunitária, tendo como textos base as diretrizes do SUS para o ESF e na educação popular a saúde freiriana e de Vasconcelos. Quinzenalmente, os encontros práticos são programados e realizados na Comunidade Moita Verde/Parnamirim-RN, utilizando diversas metodologias de abordagem comunitária, tendo como temáticas os problemas da comunidade, tais  como: saúde, educação, moradia e cidadania. Paralelo a isso, ocorre o acompanhamento individual das famílias, observando os aspectos sócioeconômicos, condições de saúde e qualidade de vida.
Dessa forma, a LAMSFAC-UnP tem atuado como um espaço para o desenvolvimento de habilidades para os seus membros, seja na participação social e no trabalho em equipe, bem como constitui uma rede de apoio social e de saúde para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário